terça-feira, 5 de julho de 2011

Na terra do sol nascente

Você adora passar o fim de semana trocando SMS com as amigas, conhece todos os joguinhos on-line e comprou uma capinha fofa pro seu celular (do qual você não desgruda nun-ca). Provavelmente você deve se achar a garota mais conectada do mundo, mas espere até ver as japonesas...
Quer um exemplo? Cerca de 20% das adolescentes do país têm não um, mas dois celulares que elas mantêm ligados o tempo todo (algumas têm até mais). Também pudera: o país é um dos principais desenvolvedores de tecnologias do mundo e os smartphones se popularizaram no país quase uma década antes que no resto do mundo, ou seja, deu muito mais tempo para elas virarem experts no assunto. E por ser considerado um dos países mais plugados do mundo, o Japão é palco para adolescentes cheios de criatividade e que fizeram uma verdadeira revolução cultural, criando tendências de moda e divertidos cabelos coloridos, sem falar nos populares mangás e animês que conquistaram o mundo. Tanto é que as empresas de tecnologia do país tentam decifrar todos os desejos de consumo das meninas de lá. É que, se elas gostarem de algo, são grandes as chances de o país e o mundo todo seguirem a mesma onda depois.

DIA DA MENTIRA? NÃO! DIA DE AULA!
No Japão, o ano letivo costuma começar no dia 1° de abril. Ele é dividido em três períodos: de abril a julho, de setembro a dezembro e, finalmente, de janeiro a março. Antigamente, os alunos iam para a aula seis dias por semana, mas, desde 2002, a maioria dos japoneses estuda só cinco dias (igual à gente por aqui).

MENINAS DA ESCOLA
Não é à toa que em livros, filmes, mangás (as histórias em quadrinhos no estilo japonês), propagandas e em quase tudo o que diz respeito à cultura pop atual do país, as garotas aparecem usando o tradicional conjunto de saia, blusa e meias longas do uniforme escolar (lembrou da Sailor Moon?). Esse conjunto é obrigatório em quase todas as escolas do Japão. Os japoneses dão muita importância para a educação. Lá, todos têm de estudar ao menos nove anos: o ensino é obrigatório até a idade de 15 anos, e depois disso o ensino médio é opcional, mas quase todo mundo acaba frequentando. Há nove matérias que todo bom japonês deve estudar na escola: língua japonesa, estudos sociais, matemática, ciência, estudos ambientais, música, arte e artesanato, conhecimentos domésticos e educação física.
No dia a dia escolar, os alunos normalmente se dividem em pequenos grupos e, além de estudar, se organizam para limpar as salas de aula, corredores e pátios do colégio. Outros grupos ainda servem o lanche para os colegas e ajudam em outras tarefas.

Nenhum comentário: